sábado, 30 de março de 2019

E-commerce


Comercio Eletrônico é a capacidade de comprar e vender produtos e serviços através da internet.Temos quatro tipos de comércio eletrônico , (B2C): quando a transação é realizada entre uma empresa e o consumidor final. Empresa -> Pessoa (Amazon), (B2B): quando a transação é realizada entre empresa e outra empresa. Empresa -> Empresa (Grendene), (C2C): quando a transação é realizada entre consumidor e outro consumidor. Consumidor ->Consumidor (Mercado Livre), (C2A): quando a transação é realizada entre consumidor e a administração pública.
Podemos também classifica-lo diante os veículos que usamos para efetuar determinada compra, tendo então o m-commerce: o mercado através de dispositivos móveis (celulares, tablet), s-commecer: praticado, vendas através das redes sociais (instagram, twitter), t-commerce: comercio eletrônico através das televisões (filmes, propagandas), f-commerce: rede social forte onde ocorre vendas (facebook).
Apesar de todas essas fontes onde podemos ver quanta diferença e detalhe há em um comércio eletrônico, vale lembrar que nem tudo é perfeito e a suas vantagens e desvantagens. Vantagens: exclui barreiras de tempo(atendimento) , exclui barreiras de  distância, sempre há alguém que compra(conhece), disponibilidade 24h por dia e sete dias por semana, custo mais barato, não precisa de uma loja física, nem de diversos vendedores, comodidade, praticidade , agilidade, compra ser feita em qualquer local, dentre outras. Desvantagens: Impessoalidade (não a tratamento cara a cara com o cliente), existe fraudes (clientes lesados pagando por produtos que não recebem), e violação de dados (dados pessoas roubados), visualização e escolha do produto físícamente (ver, tocar, escolher), pagamentos de fretes, prazos de entrega , receber mercadoria que não agrade o cliente.
Podemos perceber que adentrar no ramo de mercado nessa área tem lá seus benefícios e malefícios, e que hoje é algo que está em peso no mercado e vem só crescendo, muitas das vezes podemos dizer que seja pelo comodismo do próprio consumidor, mas não que isso seja ruim, porque não é, é nisso que muitas empresas de hoje vem apostando, crescimento do e-commerce no comércio.
 
Escrito por Iana Dara

Sem comentários:

Enviar um comentário

Marketing boca a boca

Quem nunca ouviu uma recomendação como ''Compre na loja tal, eles tem um preço bom'' ou ''Essa marca que estou u...